Leitura da realidade para a construção da proposta do instrutor crítico
PDF (Español (España))

Como Citar

Rangel Gutiérrez, E. L. (2023). Leitura da realidade para a construção da proposta do instrutor crítico: Programa de Doctorado en Formación de Formadores. Riaices, 5(1), 51–61. https://doi.org/10.17811/ria.5.1.2023.51-61

Resumo

A leitura da realidade analisada a partir das suas três dimensões, constitui um estudo necessário para a recuperação de elementos potenciais na formação do formador desejado. Esta análise serve de ponto de partida e de base ao programa doutoral, em que se reconhece e trabalha o movimento da realidade, dos sistemas e do todo. O professor, a escola, o campo educacional, são sistemas conectados que afetam e são afetados por outros sistemas de cada dimensão, daí a importância de seu estudo.

https://doi.org/10.17811/ria.5.1.2023.51-61
PDF (Español (España))

Referências

Allix, L. (2021). Humanium. Descubriendo los derechos del niño en Malawi: https://www.humanium.org/es/malawi/#:~:text=El%20sistema%20educativo%20de%20Malawi,mucho%20tiempo%20de%20factores%20externos.

Arias, E. (2020). Lifeder. Portugal: Tradiciones, costumbres, gastronomía, religión: https://www.lifeder.com/cultura-de-portugal/

Batanaz. (2019). aulaplaneta. Ocho claves de la educación suiza: https://www.aulaplaneta.com/2019/11/01/noticias-sobre-educacion/ocho-claves-de-la-educacion-suiza/

Bauza, P. (2018). El país. Sudán del Sur, un país que se muere: https://elpais.com/elpais/2018/09/12/planeta_futuro/1536750712_982283.html

Becerra, M. (2017). La tinta. Finlandia, ¿paraíso educativo?: https://latinta.com.ar/2017/11/finlandia-paraiso-educativo/

Berna, S. (2021). Embajada de Suiza. Cultura Suiza: https://www.embajadadesuiza.org/pages/cultura.php

Blogs Networks . (2021). Viaje a Escandinavía . Características de la cultura Finlandesa: https://viajeaescandinavia.com/finlandia/caracteristicas-de-la-cultura-finlandesa

Buenrostro, S. (2003). Educación en Japón. Redalyc, 87-91.

Chaparro, R. (2020). Centro de estudios internacionales Gilberto Bosques. Obtenido de Japón: https://centrogilbertobosques.senado.gob.mx/docs/F_Japon.pdf

Esteban, M. (2018). Cultura Japonesa. La educación japonesa hace a sus ciudadanos excelentes y únicos: https://gogonihon.com/es/blog/la-educacion-japonesa-sorprende-a-todo-el-que-visita-japon/

Expansión . (2020). Expansión datos macro. PIB - Producto Interior Bruto: https://datosmacro.expansion.com/pib

Expansión . (2021). Datos macro. Afganistán : https://datosmacro.expansion.com/paises/afganistan

Expansión. (2021). Expansión datos macro. Economía y demografía de Estados Unidos: https://datosmacro.expansion.com/paises/usa

Export Entreprises. (2021). Trade market. Finlandia política y economía: https://santandertrade.com/es/portal/analizar-mercados/finlandia/politica-y-economia

Export Entreprises. (2021). Trade Markets. China política y economía: https://santandertrade.com/es/portal/analizar-mercados/china/politica-y-economia

Fernández, M. (2019). Infobae. Estonia, “la nueva Finlandia” que se convirtió en faro educativo: cuál es la clave del éxito: https://www.infobae.com/educacion/2019/12/15/estonia-la-nueva-finlandia-que-se-convirtio-en-faro-educativo-cual-es-la-clave-del-exito/

Fundación Santillana. (2021). Educación 21. Portugal, un modelo educativo de referencia: https://fundacionsantillana.com/portugal-modelo-educativo-referencia/

Gerntholtz, L. (2017). Human rights watch. Afganistán: Niñas luchan por su educación: https://www.hrw.org/es/news/2017/10/17/afganistan-ninas-luchan-por-su-educacion

Guigon, A. (2011). Swissinfo. Suiza: Menos niños por desacertada política familiar: https://www.swissinfo.ch/spa/suiza--menos-ni%C3%B1os-por-desacertada-pol%C3%ADtica-familiar/31330234

Jurado, F. (2019). Periódico dígital. Sistema educativo en Colombia es arbitrario y obsoleto: https://unperiodico.unal.edu.co/pages/detail/sistema-educativo-en-colombia-es-arbitrario-y-obsoleto/

La vanguardia. (2019). Junior report: https://www.lavanguardia.com/vida/junior-report/20190910/47199946284/china-partido-comunista.html

Linares, F. (2015). Milenio. Algunas consideraciones del sistema familiar del Japón: https://www.milenio.com/opinion/varios-autores/escuela-libre-de-derecho-de-puebla/algunas-consideraciones-del-sistema-familiar-del-japon

Marhuenda, S. (2016). Prezi. La educación infantil en Luxemburgo: https://prezi.com/1xrbqhfskmwi/la-educacion-infantil-en-luxemburgo/

Martínez, L. (2018). El economista. Finlandia suprimió la educación privada y con ello disminuyó las desigualdades: https://www.eleconomista.com.mx/politica/Finlandia-suprimio-la-educacion-privada-y-con-ello-disminuyo-las-desigualdades-20180827-0060.html

Medina, E. (2019). Ecured. Cultura de Estados Unidos de América: https://www.ecured.cu/Cultura_de_Estados_Unidos_de_Am%C3%A9rica

OCDE. (2020). Datos OCDE. Producto Interno Bruto: https://data.oecd.org/gdp/gross-domestic-product-gdp.htm

OCDE. (2020). OCDE Mejores políticas para una vida mejor. Obtenido de Indicadores clave de la OCDE: https://www.oecd.org/centrodemexico/estadisticas/

Passarinho, N. (2018). BBC News. Informe Pisa: ¿cómo tratan a sus profesores los países con la mejor educación?: https://www.bbc.com/mundo/noticias-45871592

Rojas, P. (2017). Aula Planeta. Los países que favorecen el aprendizaje activo están a la cabeza de la educación mundial: https://www.aulaplaneta.com/2017/06/02/noticias-sobre-educacion/los-paises-favorecen-aprendizaje-activo-estan-la-cabeza-la-educacion-mundial/

Romero, V. (2020). UNICEF Colombia. Todos los niños y niñas tienen derecho a acceder a la escuela y completar su educación sin importar quienes sean y de dónde vengan: https://www.unicef.org/colombia/educacion

Rosales, H. (2015). Aula planeta. Las diez claves de la educación en Japón: https://www.aulaplaneta.com/2015/09/29/noticias-sobre-educacion/las-diez-claves-de-la-educacion-en-japon-infografia/

Rovira, I. (2020). Psilogía y mente. Los fineses disfrutan de uno de los mejores modelos de educación del mundo. ¿Cómo lo hacen?: https://psicologiaymente.com/desarrollo/sistema-educativo-finlandes

Santana, S. (2007). La guía. Estados Unidos: población y sociedad: https://geografia.laguia2000.com/geografia-de-la-poblacion/estados-unidos-poblacion-y-sociedad

Sarraute, M. (2016). Otras voces en educación. Perspectivas del sistema educativo en Indonesia: https://www.otrasvoceseneducacion.org/archivos/454

Soriano, A. (2021). Oficina de información diplomática. República de Malawi: http://www.exteriores.gob.es/Documents/FichasPais/MALAWI_FICHA%20PAIS.pdf

Torres, A. (2017). Milenio. Desarrollo del pensamiento crítico en los docentes: https://www.milenio.com/opinion/alfonso-torres-hernandez/apuntes-pedagogicos/desarrollo-del-pensamiento-critico-en-los-docentes

Tuston, D. (2019). Aula Planeta. Las claves de la educación de estonia.: https://www.aulaplaneta.com/2018/02/27/noticias-sobre-educacion/las-claves-la-educacion-estonia/

UNESCO. (2013). UNESCO. Luxemburgo: Libro Blanco: Estrategia Nacional para el Aprendizaje a lo Largo de Toda la Vida, publicado en 2013: https://uil.unesco.org/es/documento/luxemburgo-libro-blanco-estrategia-nacional-aprendizaje-lo-largo-toda-vida-publicado-2013

UNESCO. (2020). Patrimonio cultural inmaterial . Malawi: https://ich.unesco.org/es/RL/el-arte-de-fabricar-y-tocar-la-mbira-o-sanza-instrumento-de-teclas-metalicas-tradicional-en-malawi-y-zimbabwe-01541

Unicef. (2020). Unicef para cada infancia. La hambruna amenaza a los niños tras 5 años de conflicto en Sudán del Sur: https://www.unicef.es/causas/emergencias/hambruna-conflicto-sudan-del-sur

Uriarte. (2021). Características . China: https://www.caracteristicas.co/china/

Uriarte, J. (2020). Características. Japón: https://www.caracteristicas.co/cultura-de-japon/

Valencia, M. (2021). Cliasia. La familia en China: https://clicasia.com/la-familia-en-china/

Zárate. (2018). El diario. Segura, feliz y libre: ¿es Finlandia el mejor país del mundo para vivir?: https://www.eldiario.es/internacional/theguardian/segura-feliz-libre-finlandia-respuestas_1_2790785.html

Zemelman, H. (1992). Los horizontes de la razón: Uso crítica de la teoría. Anthropos

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2023 Riaices