Tecnologia e educação em tempos de mudança
PDF (Español (España))

Palavras-chave

tecnología
integración
competencia digital
herramientas Technology
integration
digital competence
tools Tecnologia
integração
competência digital
ferramentas

Como Citar

López Melero, A., & Pérez Navío, E. (2023). Tecnologia e educação em tempos de mudança. Riaices, 5(1), 41–50. https://doi.org/10.17811/ria.5.1.2023.41-50

Resumo

Dada a importância da tecnologia na sociedade atual, as escolas devem adaptar-se para colaborar e adaptar a educação dos jovens. Se quisermos atuar de forma coerente, é necessário desenvolver uma implementação única e contextualizada na sala de aula, uma vez que as decisões adaptadas farão a diferença no processo de ensino e aprendizagem, bem como nos resultados alcançados. Para saber como se processa atualmente esta integração na sala de aula, foram realizadas entrevistas a professores que se destacam por realizarem as suas sessões de ensino utilizando as ferramentas tecnológicas de que dispõem. Neste artigo, são apresentadas soluções para os obstáculos que os professores encontram na realização desta integração na sala de aula e a conclusão mais relevante é a falta de apoio dos organismos que compõem a comunidade educativa, a falta de tempo para o desenvolvimento de uma formação contínua e a fragilidade dos programas de formação que são implementados pelas instituições educativas.

https://doi.org/10.17811/ria.5.1.2023.41-50
PDF (Español (España))

Referências

Aulas 2.0 y uso de las TIC en la práctica docente. (2011). Comunicar, 37, ISSN: 1134-3478; http://dx.doi.org/10.3916/C37-2011-03-09

Barrera-Mesa, M., Fernández-Morales, F. H., & Duarte, J. E. (2017). Aprendizaje basado en proyectos colaborativos mediados por TIC para el desarrollo de competencias en estadística. Saber, Ciencia y Libertad, 12 (2), 220-232. Recuperado de: http://www.sabercienciaylibertad.org/ojs/index.php/scyl/article/view/247

Blasco-Serrano, A. C., Bitrián González, I., & Coma-Roselló, T. (2022). Incorporación de las TIC en la formación inicial del profesorado mediante Flipped Classroom para potenciar la educación inclusiva. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (79), 9-29. https://doi.org/10.21556/edutec.2022.79.2393

BOE - LOMLOE - Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación.

Cruz-Rojas, G. A., Molina-Blandón, M. A., & Valdiri-Vinasco, V. (2019). Vigilancia tecnológica para la innovación educativa en el uso de bases de datos y plataformas de gestión de aprendizaje en la Universidad del Valle, Colombia. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, 9 (2), 303-317. doi: 10.19053/20278306.v9.n2.2019.9175

Delgado, M., Arrieta, X., & Riveros, V. (2009a). Uso de las TIC en educación, una propuesta para su optimización. Omnia, 15(3), 58-77.

Fainholc, B. et al. (2013). La formación del profesorado y el uso pedagógico de las TIC. RED, Revista de Educación a Distancia. Número 38. 15 de julio de 2013. http://www.um.es/ead/red/38

Hernández, C., Prada, R., & Ramírez, P. (2018). Perspectivas actuales de los docentes de Educación Básica y Media acerca de la aplicación de las Competencias Tecnológicas en el aula. Espacios, 39(43), ISSN 0798 1015.

Hernandez, R. M. (2017). Impacto de las TIC en la educación: Retos y Perspectivas. Propósitos y Representaciones, 5(1), 325-347. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2017.v5n1.14

Juárez, M., Rasskin, I., & Mendo, S. (2019). Humanismo digital: Fronteras y vías libres entre la tecnología y la conciencia. Prisma Social, 26, ISSN: 1989-3469

Mallitasig, A., & Freire, T. (2020). Gamificación como técnica didáctica en el aprendizaje de las Ciencias Naturales. Innova Research Journal, 5(3), 164-181. http://revistas.uide.edu.ec/index.php/innova/index

Martínez López, F. J. (2009). Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) y las competencias básicas en educación [en línea]. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 2(3), 15-26. http://www.cepcuevasolula.es/espiral

Roig, R., & Fiorucci, M. (2010). La Integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación y la Interculturalidad en las Aulas. Grupo de Investigación Interdisciplinar en Docencia Universitaria - Educación y Tecnologías de la Información y Comunicación/Educación Inclusiva. http://hdl.handle.net/10045/14884

Sanguesa, R. (2014). La tecnocultura y su democratización: ruido, límites y oportunidades. Revista iberoamericana de ciencia tecnología y sociedad, 8(23), 259-282.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2023 Riaices