Objeto de conhecimento na formação de docentes da Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia de Guanajuato (UPIIG)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

formador de formadores
lectura de realidad
objeto de conocimiento Trainer of trainers, Reading reality, Problematic field, Transdisciplinary complex epistemology, Field of objects of knowledge Formador de formadores, Leitura da realidade, Campo problemático, Epistemologia complexa transdisciplinar, Campo dos objetos de conhecimento

Como Citar

Murillo Yañez, L. E., Camargo Cíntora, E., & Hurtado Rangel, R. (2024). Objeto de conhecimento na formação de docentes da Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia de Guanajuato (UPIIG). Riaices, 6(1), 87–99. https://doi.org/10.17811/ria.6.1.2024.87-99

Resumo

O trabalho de pesquisa mostra a análise da leitura da realidade que se obtém do campo problemático e dos objetos do campo de conhecimento do paradigma dialético transdisciplinar; Os elementos que são gerados a partir dos contextos dos níveis micro, meso e macro contribuem para a conceituação do objeto de conhecimento que atenderá às características do sujeito que foram propostas por Murillo & Camargo (2022) para a formação do professor de nível superior formadores da Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia campus Guanajuato.

O campo problemático e os objetos do campo do conhecimento são conceituados com base na abordagem do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. A partir da análise da leitura da realidade dos países da Alemanha, Japão, Finlândia, China e México com contextos e estruturas de formação de nível superior, foram obtidos componentes e conceitos que permitem a construção do campo dos objetos de conhecimento e do objeto de conhecimentos possíveis para a formação de formadores.

O objeto de conhecimento orientado para a formação de formadores de professores de nível superior na área da engenharia, tendo em conta caraterísticas da disciplina que reforçam a qualidade do ensino a partir de diferentes estruturas e práticas pedagógicas que permitem enfrentar alguns desafios dos contextos locais, como escolas, instituição, comunidade, bem como mesocontextos, município, estado e país; construir uma sociedade que elimine os problemas e desigualdade social.

https://doi.org/10.17811/ria.6.1.2024.87-99
PDF (Español (España))

Referências

Altbach, P.G. (2014). El despertar de los gigantes: presente y futuro de los sistemas de educación superior en China e India. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona State University. Estados Unidos.

ANUIES. (1996). Programa de Mejoramiento del Profesorado de las Instituciones de Educación Superior (PROMEP). Revista ANUIES, 101.

Burton, C. (1997). Las universidades modernas: espacios de investigación y docencia. UNAM/Miguel Ángel Porrúa. México.

Chen, X. (2003). The Academic Profession in China. En Altbach, P.G. (ed.). The Decline of the Guru: The Academic Profession in Developing and Middle-Income Countries. Nueva York: Palgrave-Macmillan.

De Vincenzi, A. (2011). La formación pedagógica del profesor universitario. Un desafío para la reflexión y revisión de la práctica docente en el nivel superior. Universidad Abierta Interamericana. Argentina.

Enkvist, I. (2010). El éxito educativo finlandés. Finland’s success in PISA. IV Congreso Iberoamericano de Pedagogía. Bordón.

Garita-González, I. (2018). Aprendiendo para el futuro: una experiencia en Finlandia. Revista Espiga. Doi: http://dx.doi.org/10.22458/re.v17i35.2093

Imbernón, F. (1994). La formación y desarrollo profesional del profesorado. Hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Gra.

Luminato, S. (1998). Epistemología crítica. Morelia: Escuela Normal Superior de Michoacán.

Martínez, R. (2006). La universidad en la era del conocimiento. 6° Congreso Internacional: Retos y Expectativas de la Universidad, “El papel de la universidad en la transformación de la sociedad”. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

Min, W. (2004). Chinese Higher Education: The Legacy of The Past and the Context of theFuture. En Altbach, P. G. y Umkoahi, T. (eds.). Asian Universities: Historical Perspectives and Contemporary Challenges. Baltimore: Johns Hopkins University Press,

Murillo, L. & Camargo, E. (2022). Sujeto por formar en la Unidad Profesional Interdisciplinaria de Ingeniería de Guanajuato (UPIIG). Lectura de su realidad. Revista RIAICES, volumen 4, número 1. DOI: https://doi.org10.17811/ria.4.1.2022.55-63.

Morin, E. (2014). Enseñar a vivir. Manifiesto para cambiar la educación (Vol. I). Buenos Aires, Argentina: Ediciones Nueva Cisión.

Nicolescu, B. (1996). Transdisciplinariedad. Manifiesto. Mónaco, Mónaco: Ediciones Du Rocher.

Orleans, A. (1987). Soviet influence on China’s higher education. In Ruth (1987). Conocimiento y sujetos sociales. México: El Co¬legio de México.

Qiang, Z. (2008). La influencia extranjera en la educación superior de Japón y China: Un análisis comparativo. Revista de la Educación Superior.

Rodríguez, E. (2012). Algunas características generales de la educación superior en japón. Observatorio de la Economía y la Sociedad del Japón.

Saavedra, M. (2014). Formación Docente Eficaz. Estrategia de investigación dialéctica transdisciplinaria. Editorial Pax. México.

Saavedra, M., Ambris, F., Camargo, E., Gómez, R., González, V., López, M. y Ortiz, F. (s.f.). Investigación Dialéctica Transdisciplinaria en la Formación Docente. Escuela Normal Superior de México. Cuerpo Académico, Formación de Educadores.

Salgado, G. & Aguilar, M. (2021) La transdisciplina y la educación superior: una revisión de la Literatura. Revista Educación las Américas. Chile.

Secretaría de Educación. (2007). Programa Sectorial de Educación. México.

Soto, L., Dimas, I., & Torres, A. (2012). Caracterización y perspectivas del proceso de formación del docente de la Facultad de Ingeniería Mecánica y Eléctrica de la UANL. Educación y Futuro.

Schneidewind, U. (2009). Sustainability in the German Science System. University of

Oldenburg. Power Point Presentation. Lüneburg.

Tiede, J. & Grafe, S. (2016). Pedagogía mediática en la formación de profesores de Alemania y EEUU. Comunicar, nº 49, v. XXIV. DOI http://dx.doi.org/10.3916/C49-2016-02.

Torres, M. (2009). Educación superior para el desarrollo sostenible. Reflexiones tras la conferencia de la UNESCO Bonn. Escuela Tecnológica Instituto Técnico Central.

Trípoli, M. & Aguirre, J. (2020). Educación democrática y antiautoritaria: los aportes de Tsunesaburo Makiguchi junto a Rogers y Dewey. Universidad Nacional de Luján.

Tsunesaburo, M. (1998). Educación para una Vida Creativa. Argentina, Editorial UFLO

UNESCO (1998). World Education Report 1998. Teachers and Teaching in a Changing World, UNESCO.

Zemelman, H. (1992). Los horizontes de la razón. I. Dialéctica y apropiación del presente. II. Historia y necesidad de utopía. Barce¬lona: Editorial Anthropos-El Colegio de México.

Zemelman, H. (2006). El conocimiento como desafío posible. Instituto Politécnico Nacional. México

International Society for Technology in Education [ISTE] (2008). ISTE Standards for Teachers.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Riaices

Downloads