A narrativa da identidade. Uma maneira de pensar com os otros
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Identidad profesional
Identidad personal
Identidad global
Formación y narrativa Professional identity
Personal identity
Global identity
Training and narrative Identidade profissional
Identidade pessoal
Identidade global
Treinamiento e narrativa

Como Citar

Camargo Cintora, E., López-Valdovinos, M., Saavedra Regalado, M., & Gómez-Martínez, R. (2024). A narrativa da identidade. Uma maneira de pensar com os otros. Riaices, 6(1), 65–76. https://doi.org/10.17811/ria.6.1.2024.65-76

Resumo

A identidade profissional é um campo de pesquisa relevante que está intimamente relacionado à formação inicial e em serviço de professores. As questões identitárias surgem em momentos e circunstâncias de crise de identidade vividos pelos professores, o que deu origem ao desenvolvimento de linhas de pesquisa diferenciadas que geraram inúmeros avanços com base nas interpretações feitas pelos próprios professores. Nesse caso, a pesquisa aqui apresentada sobre a Identidade Profissional Docente tem como objetivo compreender, analisar e caracterizar as contribuições dos estudos de pós-graduação, particularmente em termos da identidade profissional que é construída e reconstruída durante esse processo. Para este artigo, são usadas apenas informações representativas, com algumas das narrativas elaboradas e analisadas, considerando a profundidade de seu relato. Os resultados fornecem evidências vitais relevantes para o valor do treinamento no desenvolvimento profissional.

https://doi.org/10.17811/ria.6.1.2024.65-76
PDF (Español (España))

Referências

Andriot, A., y Owens, T. J. (2012). Identity (pp. 9780199756384-0025) [Data set]. Oxfor University Press. https://doi.org/10.1093/obo/9780199756384-0025.

Berger, P y Luckmann, T. (2003) La construcción social de la realidad. Amorrortu

Berger, Jean-Louis y Lê Van, Kim (2019). “Teacher professional identity as multidimensional: mapping its components and examining their associations with general pedagogical beliefs”, Educational Studies, vol. 45, núm. 2, pp. 163-181. https://doi.org/10.1080/03055698.2018.1446324

Brenner, P. S., Serpe, R. T., y Stryker, S. (2018). Role-specific Self-efficacy as Precedent and Product of the Identity Model. Sociological Perspectives, 61(1), 57-80. https://doi.org/10.1177/0731121417697306

Bolívar, Antonio, Manuel Fernández-Cruz y Enriqueta Molina (2005), "Investigar la identidad profesional del profesorado: una triangulación secuencial", en Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research, vol. 6, núm. 1, art. 12, enero, en: http//nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0501125

Bolívar, A. (2006). La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Aljibe. 260

Bourdieu, Pierre (1989): La ilusión biográfica, Historia y Fuente Oral, núm. 2, pp. 27-33.

Blumenfeld-Jones, D. (1995). Fidelity as a Criterion for Practicing and Evaluating Narrative Inquiry. International Journal of Qualitative Studies in Education, 8 (1), 25-35. https://doi.org/10.1080/0951839950080104

Bruner, J. (2004). Life as narrative. Social Research, 71(3), 691-710.

Bruner, J. S. (2003). La fábrica de historias. Derecho, literatura, vida. Fondo de Cultura Económica.

Bruner, J. (1991). Actos de significación. Más allá de la revolución cognitiva. Alianza Editorial.

Cantón, I. & Tardiff, M. (Coords.)(2018). Identidad profesional docente. Narcea.

Cardona, A.M. & Alvarado, S.V. (2015). Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES Psicología, 8 (2), 171-181.

Clandinin, J. (2013). Engaging in narrative inquiry. Left Coast Press Inc.

Clandinin, J. & Connelly, M. (1990): “Historias de Experiencia y Narrativa Investigación”. Educational Researcher, 19, 5.

Clandinin, J., & Connelly, M. (1995): “Relatos De Experiencia e Investigación Narrativa”, En Larrosa (Ed.) Déjame Que Te Cuente. Ensayos Sobre Narrativa y Educación. Laertes.

Clandinin, J. & Connelly, M. (2000) Investigación Narrativa: Experiencia e Historia en Investigación Cualitativa. Paidós.

Coll y Falsafi (2015). Influencia educativa y actos de reconocimiento. La Identidad de Aprendiz. Una herramienta para atribuir sentido al aprendizaje .SSN 1699-437X | Año 2015, Volumen 11, Número 2 (Abril).

Day, C., Kington, A., Stobart, G., & Sammons, P. (2006b). The personal and professional selves of teachers: Stableand unstable identities. British educational research journal, 4(32), 601-616.

Domínguez, E. & Herrera, J. (2011). La investigación narrativa en Psicología: Definición y funciones. Revista Psicología desde El Caribe, 30(3), 620-641.

Domínguez Garrido, María Concepción; Ruiz Cabezas, Adiela; Medina Rivilla, Antonio “Experiencias docentes y su proyección en la identidad profesional: el caso de las maestras de Santa Marta y su entorno”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana. Vol. 19 No.29 (2017): 11-134.

Denzin, N.K. & Lincoln Y.S (Coords) (2012). El campo de la investigación cualitativa. Manual de investigación cualitativa. Vol. I. Gedisa.

Duero, Dante. (2019). La narrativa como modalidad básica de cognición. Aportes narratológicos a la ciencia Psicológica. Límite (Arica), 14, 11. En. https://dx.doi.org/10.4067/s0718-50652019000100211

Flores, M. A., y Day, C. (2006). Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: A multi-perspective study. Teaching and Teacher Education, 22(2), 219-232. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.09.002

García, C. (2007). La formación docente en la sociedad del conocimiento y la información: avances y temas pendientes Olhar de Professor, vol. 10, núm. 1, 2007, pp. 63-90 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

García-Huidrobo (2016) La narrativa como método desencadenante y producción teórica en la investigación cualitativa. Empiria Revista de metodología de ciencias sociales. DOI: 10.5944/empiria.34.2016.16526

Gravett, Sarah; de Beer, Josef; Odendaal-Kroon, Rika; Merseth, Katherine K. (2017). Las posibilidades de la enseñanza basada en casos para el aprendizaje profesional de los estudiantes-docentes. Revista de estudios curriculares, v49 n3 p369-390

Gertsog, G. A., Valerievna, V., Nikolayevich, D., Viktorovich, A., y Viktorovna, N. (2017).Professional identity for successful adaptation of students – a participative approach. Ru-Journal on Interdisciplinary

Giménez, 1997, Studies in Humanities, 9(1). https://doi.org/10.21659/rupkatha.v9n1.30

Gómez Redondo y Fontal Merillas (2017). Procesos de identización en el arte contemporáneo: construir una identidad colectiva a través de una cartografía identitaria en la red. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas/ Volumen 12 - Número 2 / Julio - Diciembre de 2017/ ISSN 1794-6670/ Bogotá, D.C., Colombia / pp. 299–319

Goodson, I. (2010). Aprendizaje Narrativo. Routledge.

Haraway, D. (1995). Ciencia, cyborgs y mujeres. La reinvención de la naturaleza. Cátedra.

Haraway, D. (2016). Manifiesto de las especies de compañía. Sans Soleil Ediciones.

Heller, A. (1996). Una revisión de la teoría de las necesidades. Paidós

Hogg, M. A., Abrams, D., Otten, S., & Hinkle, S. (2004). The social identity perspective: Intergroup relations, self-conception, and small groups. Small group research, 35(3), 246-276.

Hogg, M. A. (2016). Social identity theory (pp. 3-17). Springer International Publishing.

Larrosa, J. (S/F) Conferencia: La Experiencia y sus Lenguajes. La Formación Docente entre el siglo XIX y el siglo XXI. Serie Encuentros y Seminarios. En: https://studylib.es/doc/5889243/la-experiencia-y-sus-lenguajes.

López, V., Camargo, E. & Gómez, M. (2023). Mediación de las experiencias escolares de los estudiantes de Licenciatura en la configuración de la Identidad Profesional Docente. Identidad y Formación Docente. Normal Superior de Michoacán

Mannheim, K. (1984), El hombre y la sociedad en la época de crisis, Leviatá.

Marcelo García, C., (2010). La identidad docente: constantes y desafíos. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, 3 (1), 15-42.

Mercado Maldonado, A., & Hernández Oliva, AV (2010). El proceso de construcción de la identidad colectiva. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 17 (53), 229-251. En: https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=10513135010

Navarrete-Cazales, Zaira. (2015) ¿Otra vez la identidad?: Un concepto necesario pero imposible. Revista mexicana de investigación educativa, 20(65), 461-479. Recuperado en 25 de julio de 2024, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662015000200007&lng=es&tlng=es

Orozco-Gómez William (2023) Consideraciones Teóricas sobre la Identidad Profesional Docente: Concepto, estructura, factores determinantes y otras implicaciones. En Revista Encuentros, vol. 21-01. Universidad Autónoma del Caribe. Doi: 10.15665/encuen.v21i01-Enero-junio.2963

Pinnegar, S. & Daynes, J.G. (2007). Localización Histórica de la Investigación Narrativa: Temáticas en el Giro Hacia la Narrativa. En: D.J. Clandinin (Ed.), Manual de Investigación Narrativa: Mapeo de una Metodología (Pp. 3–34). Sage Publications, Inc. Https://Doi.Org/10.4135/9781452226552.N1

Ricoeur, P. (1981). Paul Ricoeur hermeneutics and the human sciences. (J. B. Thompson, Ed.). Cambridge University Pres

Ricoeur, P. (1995). Crítica y convicción, trad. Javier Palacio Tauste, Síntesis.

Riessman, C. (1993). Narrative Analysis, col. Qualitative Research Methods, núm. 30, Newbury Park: Sage

Tardif, M. (2004). Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Narcea

Tajfel, H. (1984). Grupos humanos y categorías sociales. Herder

Vaillant, D. (2008). “La identidad docente. La importancia del profesorado”, Revista Investigaciones en Educación, vol. 8, núm. 1, pp. 15-39.

Valdenegro-Fuentes, L. (2021), Factores que influyen en la Elección de Estudios de Profesorado para la Educación Especial [ponencia].IX Congreso internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa,

Van der Want, A. C., den Brok, P., Beijaard, D., Brekelmans, M., Claessens, L. C. A., y Pennings, H. J. M. (2018). Changes over time in teachers’ interpersonal role identity. Research Papers in Education, 33(3), 354-374. https://doi.org/10.1080/02671522.2017.1302501.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Riaices

Downloads

Não há dados estatísticos.